sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sistemas Embarcados, o que são?

 
17 de abril de 2015

 
 Sistemas embarcados são sistemas com capacidade computacional capazes de realizar certas tarefas, sendo mais que um simples computador.
  O usuário final não terá acesso ao código de tais sistemas, mas que é preparado para realizar uma determinada tarefa que pode usar interfaces, teclado, display, etc., desde que tenha sido projetada para tais.
Foto: Sadhana Systems
  Como exemplo para representar tal esquema, vamos imaginar um televisor, que, comparado atualmente à projetos de décadas atrás são muito mais avançadas. 
  O televisor, para ser ligado, precisa que seja pressionada a tecla para tal comando, um sistema interno deve fazer uma transferência de elétrons entre os átomos e emitir um sinal de que o aparelho está ligado.
  Para executar esta simples operação, o “cérebro” do televisor deve receber sensores (de que a tecla foi pressionada), acionar a carga que dará energia, acionar a tela e permitir que o usuário faça demais comandos após ser ligado.
  Diferente de computadores que possuem sistemas operacionais como base para realizar diversas atividades a serem instaladas e utilizadas. Os sistemas embarcados são construídos para realizar apenas determinada tarefa, muitas vezes que não possuem atributos para realizar atividades além das pensadas e projetadas.
  Mas, para certos sistemas, pode existir uma certa flexibilidade para novas atualizações, ou, também pode acontecer deles serem reprogramados para futuras correções de bugs (erros internos) ou implementação de novas funcionalidades. Mas, esta aplicação de novas ações e correções são restritas ao fabricante e não podem ser feitas pelo usuário final.
  Para a necessidade desse “cérebro” ser suprida, é usado um microcontrolador ou um microprocessador, já que ambos tem a capacidade de leitura de sinais externos, e podem executar programas e tarefas a serem cumpridas
   O desenvolvedor de tais sistemas pensa na entrada, processamento, armazenamento e saída desses dados e/ou funções, além do ambientes onde os embarcados deverão ser utilizados. 
  Enquanto, o usuário final se preocupa apenas como o sistema será utilizado.
  
  Nas próximas postagens veremos mais sobre o assunto, e também alguns dos principais exemplos desses sistema. 


Publicado por Jocelino Alves Neto 
Referência: O QUE SÃO SISTEMAS EMBARCADOS. CUNHA, Alessandro F. p. 1 - 2

6 comentários:

Comentários com palavras obscenas, que firam raça, religião ou qualquer outro direito estabelecido pela ONU serão excluídos.