Na antiguidade, juntamente com a evolução do homem surgiu a necessidade de se contar. Contar a quantidade de comida, objetos, animais que possuía, e para isso criaram-se meios para registrar aquilo que se queria. Os homens das cavernas utilizavam pedras, gravetos, marcas em ossos e com o avanço das civilizações foram surgindo sistemas cada vezes mais complexos, onde, utilizavam-se símbolos para descrever os números. Os sistemas mais conhecidos são o egípcio, o romano e o hindu-arábico, sendo o último o mais utilizado em todo o mundo.
Sistema Egípcio - Os egípcios utilizavam um sistema de numeração em que, cada símbolo podia se repetir no máximo nove vezes. O valor dos números eram definidos somando o valor de cada símbolo. Uma curiosidade era que os símbolos podiam ser escritos em qualquer ordem, ou seja, a ordem dos símbolos não interferia no resultado, além de não existir um símbolo para o zero.
Sistema Hindu-Arábico - É o sistema de numeração que usamos atualmente, foi criado pelos indianos e difundido pela Europa pelos árabes. Esses símbolos sofreram varias modificações ao decorrer dos séculos, pois, como os livros eram escritos a mão dependiam da caligrafia do autor a manutenção do formato do símbolo, porém, foi mantido sempre sua base que é constituída por dez algarismos, sendo eles: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,0. Diferente dos outros sistemas apresentados, esse sistema é posicional, ou seja, a alteração da posição de um algorismo mudará a posição do número resultante, uma vez que cada algorismo tem um valor dependendo da posição que ocupa.
Lendo da direita para a esquerda o primeiro algarismo de um número é chamado algarismo de 1ª ordem, o segundo de 2ª ordem e o terceiro de 3ª ordem, e assim por diante.
Por exemplo o algarismo 555.
Esse sistema tem base dez, por isso, também é
chamado de sistema numérico decimal, onde, dez unidades formam uma dezena, dez dezenas, formam uma centena, dez centenas formam uma unidade de milhar e assim por diante.
Espero que tenham gostado do post, em futuras postagens explicaremos melhor o sistema numérico em diferentes bases.
Referências:
Invivo<http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=972&sid=9>,<http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=983&sid=9>
Slide Share<http://pt.slideshare.net/catcarvalho/sistemas-de-numerao-babilnico-egpcio-chins-e-decimal>
Wikipédia<http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o>
Adorei o post :)
ResponderExcluirIncrível que o zero sendo tão importante demorou tanto tempo para ser "descoberto".
ResponderExcluirBateu a nostalgia das primeiras aulas do fundamental. :(
ResponderExcluir