quarta-feira, 6 de maio de 2015

Componentes Básicos de um Computador

     Olá pessoal. Esse será um post relacionado aos componentes básicos de um computador. Tenham uma boa leitura.
     Todos já sabem que os computadores fazem parte do nosso cotidiano, e principalmente nos últimos anos falar a respeito deles se tornou uma coisa comum e rotineira. Apesar disso poucas pessoas sequer sabem o que compõe a máquina que ela usa. É exatamente sobre isso que comentaremos na publicação de hoje.
      Para se ter uma ideia mais fácil de como é constituído um computador, vamos compará-lo a uma indústria.

      Uma indústria necessita de funcionários trabalhando nas mais diversas áreas para que o trabalho flua de forma satisfatória, e é assim que acontece com o computador. Todo computador possui diversas partes que podem ser modificadas da maneira que seu usuário deseja, mas para que ele funcione da maneira correta e tenha um bom desempenho, alguns componentes básicos são necessários.

A Placa Mãe: Contrariando o que muitos pensam, esse é o componente mais importante de um computador. Ela funciona como alicerce de toda a máquina, pois é responsável pela comunicação entre os demais componentes. Além de transmitir informações de um componente pro outro dentro da máquina, ela também é responsável por alimentá-los com a energia que é recebida da fonte.  


O Processador: Pode se dizer que o processador é cérebro da máquina, pois é lá que todas as informações e instruções dadas pelo usuário serão processadas.Existem diversos processadores com clocks (Sinal de sincronização emitido pelo dispositivo), tecnologias e preços bastante variados. Como exemplo temos os processadores Intel e também os AMD.
 
A Memória RAM: Um componente importantíssimo do computador. Ele trabalha como uma folha de rascunho, pois é nesse componente que o processador arquiva temporariamente os dados que estão sendo executados no momento.
Os pentes de memória, como são conhecidos, também podem variar de tipos. Alguns possuem mais capacidade que outros, e seus clocks podem ter diferenças.
Os pentes mais modernos são os de barramento DDR 3, e possuem capacidades entre 2 a 16 GB(Gibabytes). A quantidade de memória de um computador interfere muito no seu funcionamento, pois como dito antes, é nela que os dados são arquivados temporariamente.

O Disco Rígido (HD): Se trata da unidade de armazenamento propriamente dita da máquina. É nela que todos os programas e dados são salvos permanentemente. São componentes bastante robustos em comparação a outros, pois eles trabalham de forma mecânica diferente das demais peças.
Existem também os HDs externos, mas eles funcionam da mesma forma. A diferença principal entre eles é que os externos são ligados apenas por uma conexão USB, já os internos conectam-se diretamente na placa mãe através de conectores seriais.
Também já foram criadas unidades de armazenamentos digitais, os SSDs, mas trataremos deles em outro momento.

A Fonte de Alimentação: Para termos força para trabalhar e até mesmo nos locomovermos, temos que ter uma fonte de alimentação que supra a energia necessária para cada atividade, não é mesmo?
Com os computadores não é diferente, eles também necessitam de algo que forneça energia para seus componentes, e é ai que a fonte de alimentação tem seu papel.
A fonte trabalha de uma maneira bastante simples, ela transforma a energia alternada que sai das tomadas em uma corrente continua e logo após distribui essa energia para os componentes da máquina.
     Bom pessoal, por hoje é isso. Espero que as informações tenham ficado claras, e em breve comentaremos mais sobre os componentes e tecnologias mais recentes da área. 
     Nos ajude a melhorar nosso blog, comentários e opiniões são válidos.

2 comentários:

  1. É incrível como o computador evoluiu, se formos pensar de décadas passadas pra hoje...
    Turing ficaria orgulhoso haha

    ResponderExcluir
  2. Post muito bom! Costumo associar cada peça à uma parte do corpo humano quando me perguntam haha, mas ficou muito boa a explicação.

    ResponderExcluir

Comentários com palavras obscenas, que firam raça, religião ou qualquer outro direito estabelecido pela ONU serão excluídos.